(21 ) 97007-1938

Meu nome é Jefferson Souza Farias, Jeffinho Farias. Nasci na cidade de São Gonçalo/RJ no dia 03 de outubro de 1990. Aos 11 anos de idade me tornei pessoa com deficiência visual, após ser acometido por uma trombose cerebral cuja sequela foi a atrofia dos nervos ópticos.

Logo cedo entendi que a vida é feita de situações inesperadas. Após anos sem aceitar de maneira saudável minha condição, virei a chave. Percebi que o poder de transformar minha realidade residia nas minhas próprias mãos.

Entendi minha limitação como natural e passei a me relacionar com o mundo a partir dela. A mudança foi total! O garoto que escondia das pessoas o fato de ser cego transformou-se num rapaz bem resolvido com sua especificidade! Passei a reivindicar meus direitos, busquei meus objetivos e me permite enxergar humor nas adversidades cotidianas.

Assim comecei a caminhada da realização dos meus sonhos…

Carreira Artística

(desde a infância) A arte sempre me encantou!

2008 – Meu 1º curso de teatro. Foi paixão à primeira vista, com o perdão do duplo sentido! Ingressei numa companhia que me levou às apresentações em praças,
públicas, orfanatos e espaços alternativos.

2009 – Participei de um festival de esquetes onde fui premiado: ator revelação com o personagem cômico criado por mim.

Stand Up Comedy

25/08/2009 – Subi ao palco do Teatro Miguel Falabella! Foi minha primeira aparição pública sob este gênero de comédia.

2010 – Cursava as faculdades de História e Artes Cênicas simultaneamente e fazia shows em diversas cidades. Tive a honra de me apresentar no Programa do Jô (Globo), no quadro “Humor na Caneca” e no Domingão do Faustão (Globo), no “Quem Chega Lá”. Foram as minhas primeiras oportunidades de mostrar meu trabalho a milhões de espectadores!

Ponto de Vista

28 de maio de 2011 – Estreia do meu show solo de comédia stand up. Decidi “meter as caras” e me auto produzir. Levantei patrocínios, arregimentei equipe, organizei toda estrutura necessária e, num teatro abarrotado em minha cidade natal, lancei ao mundo o meu “Ponto de Vista”.

Os Três Malandros

Neste mesmo ano, dois companheiros de estrada e eu fomos convidados a apresentar esquetes cômicas no lendário programa Domingão do Faustão (Globo). O sucesso foi tão grande ke nos rendeu, por cerca de 18 meses, participações no humorístico Zorra Total também do Plim Plim.

2013 – Emplacamos os nossos personagens no clássico A Praça é Nossa (SBT), onde estou, há 10 anos, como elenco fixo ao lado do mestre Carlos Alberto de Nóbrega,
levando alegria a milhões de lares brasileiros todas as semanas.

Palestras Motivacionais

2014 – Mais um sonho realizado!
Recebi o convite para ser entrevistado pelo Jô Soares. Retornei àquele palco após 4 anos. Desta vez já estabelecido no cenário da comédia.
Sentar neste tão almejado sofá abriu as portas das primeiras palestras. Os convites para contar minha história em empresas e congressos surgiram após a exibição do programa. Estudei, busquei aperfeiçoamento e me tornei um dos principais palestrantes do país.
São 14 anos como humorista e 9 ministrando palestras motivacionais com humor. Para balizar meu conteúdo, criei o método “Os Quatro Ases de Ouro”: um verdadeiro guia para transformar adversidades em resultados.

Eu decidi Enxergar

2020 – Ano da pandemia de Covid19. Lancei no programa The Noite com Danilo Gentili o meu primeiro livro! Cujo título é homônimo à palestra.

Cego na Direção (?!)

10/05/2021 – Fui honrosamente convidado a ocupar o cargo de Direção Artística do Teatro Municipal de São Gonçalo,o mais importante aparelho cultural de minha cidade natal. Desde então, viabilizo o acesso dos meus conterrâneos a inúmeros espetáculos de expressão nacional, o que me enche de satisfação e orgulho.

Muito Prazer!

Esta é uma pequena apresentação de quem sou e o que fiz. Muitas coisas, mas muitas mesmo, relacionadas a minha vida pessoal e profissional ficaram de fora. No entanto, serei imensamente grato em ter a oportunidade de dividir com você e com os seus toda experiência adquirida ao longo desses intensos anos! 

Seja com palestras, shows de humor ou treinamentos,

ter a possibilidade de ser o guia a lhes conduzir

pelo o caminho que escolherem trilhar

é o que me faz acordar todos os dias

com uma certeza:

a de fazer o maior número possível de pessoas,

assim como eu,

Decidir Enxergar!