Dicas práticas para não perder a produtividade no home office

Dicas práticas para não perder a produtividade no home office

Crianças em casa em tempo integral, atenção permanente. Latidos do cachorro do vizinho que reverberam em todos os cantos da casa.

Necessidades domésticas que não param de chegar. Marido, esposa, filhos, todos dividindo os mesmos recursos da casa em todos os dias e horas da semana.

Se a conexão com a internet já não era das melhores, agora tudo parece mais lento, tenso.

O isolamento social com confinamento home office mudou a rotina de todo mundo. Seja empregado, seja empregadores.

E a pergunta que não desgruda da cabeça não poderia ser outra: quando tudo voltará à normalidade?

A questão que fica mais evidente neste momento é que normalidade agora é relativa. Tudo o que aprendemos terá de ser reaprendido por causa da pandemia do novo coronavírus.

Não sabemos ao certo a dimensão do impacto da doença no Brasil e no mundo.

Tudo terá de passar por um processo de adaptação e reinvenção, incluindo nosso comportamento de consumo, nossa rotina profissional, nossas habilidades, carreira, nossos relacionamentos sociais.

E diante de tudo isso como é possível manter foco, disciplina, motivação e produtividade?

Neste artigo você terá dicas práticas para conseguir passar esse confinamento com sucesso e performance.

E claro, sem perder o bom humor, afinal o senso de humor é determinante para se alcançar resultados expressivos, ainda mais em tempos de grandes desafios.

Vamos lá?

É sempre bom lembrar: nada de pijama, comece o dia como se fosse seguir seu caminho natural ao trabalho. Use roupas confortantes, mas que remetam à rotina profissional.

No home office, programe seu cérebro no modo produtivo

Evite lugares escuros, poucos iluminados. Estabeleça seu home office em locais arejados, preferencialmente próximos a janelas e portas, para aproveitar a fonte natural de luz.

Procure não se distrair com televisão, redes sociais, com os ruídos externos. Para os pais, a recomendação é criar uma certa rotina para as crianças, sem muitas regras, e estabelecer um rodízio entre o casal para cuidar dos pequenos e revezar o tempo para o trabalho. As empresas estão tendo de se adaptar também a esse novo universo dos colaboradores.

Mantenha a casa organizada, mesmo com a bagunça das crianças. Cômodos bagunçados podem provocar distração e prejudicar a motivação para executar as tarefas do dia.

Dedique tempo específico ao trabalho e crie listas de tarefas. Reserve outros horários para lavar roupa, cuidar da comida, enfim, para os afazeres domésticos que se misturam nessa rotina e são ladrões de tempo produtivo.

Tudo tem a sua hora

Para manter a motivação e produtividade é importante definir objetivos a serem cumpridos numa escala de tempo, com hora para começar e acabar. Busque alinhamento com seus líderes e chefe.

Nesse aspecto é sempre bom não confundir flexibilidade com afrouxamento de metas e objetivos profissionais. Prazos precisam ser respeitados no home office assim como são no escritório.

Explore seu melhor tempo de produtividade

Cada um tem sua própria maneira e tempo ideal para criar e ser produtivo. Alguns se sentem mais produtivos pela manhã, outros no período da tarde, e têm pessoas que preferem silêncio absoluto.

A dica é você aproveitar seu ápice de produtividade no trabalho remoto para avançar com suas tarefas.

Fique ligado nas plataformas

O home office pode até parecer uma experiência individual, solitária. Mas se haver uma conexão diária com colegas e líderes a motivação tende a ser melhor. Para isso, a recomendação é explorar recursos de videochamadas, chats, gerenciamento remoto, por meio de aplicativos como Trello, WhatsApp, Google Hangouts, Zoom, Slack e Skype.

Combinado não sai caro

Lembra dessa filosofia popular?

Pois é, nesse contexto de confinamento com a família é sempre bom combinar as regras do jogo para que todos tenham produtividade. E ninguém fique no prejuízo.

Quando o trabalho é transferido para casa um problema comum é que a vida profissional e pessoal acabam se misturando.

Estabeleça conversas e acordos com todos os moradores da casa, incluindo a criançada que já tenha um certo nível de compreensão.

Alinhe com eles seus horários de trabalho e crie revezamento com o cônjuge e outros membros da família que estão no mesmo barco e têm o mesmo desafio: manter a motivação e produtividade no home office.

Estipule pausas para o ócio criativo

Convenhamos que ninguém é uma máquina programada para ser produtivo o dia todo. Distrações são importantes para qualquer ser humano. Só tenha cuidado para não interferir negativamente no seu trabalho remoto.

Portanto, defina intervalos para tarefas mais leves como acessar notícias, acompanhar as redes sociais, assistir a vídeos, entre outras.

Ah, não se esqueça de cuidar da saúde com refeições adequadas e procurar dormir uma quantidade razoável de horas. Pois são cuidados intrinsicamente ligados à motivação e produtividade.

Confinamento com humor

Uma forma eficaz de passar esses desafios, especialmente em dias cheios de tensão e incertezas, é manter bom humor no home office.

Comprovadamente, quando lidamos com as dificuldades na rotina corporativa com mais leveza a tendência é de os objetivos serem alcançados, e conflitos serem solucionados. Tudo com criatividade e eficiência.

Por isso, as empresas e gestores podem também estimular o senso de humor à distância, mesmo nas estações remotas de trabalho. Isso pode reduzir o estresse natural da situação; promover a proatividade: melhorar a comunicação entre colaboradores; motivar e inspirar as equipes no home office.

Neste artigo eu explico como o bom humor pode ser um aliado no trabalho.

Ah, não se esqueça de curtir minhas redes sociais para buscar inspiração e criatividade nesses tempos de muitos desafios.

Deixe uma resposta

cinco × quatro =